1976 - Desenho animado a 35 anos atrás
Dinamite, o Bionicão e Falcão Azul - 1976"
Dinamite, o Bionicão ou Falcão Azul ("Dynomutt, the Dog Wonder") é um desenho produzido por Hanna-Barbera que estreou em 1976 com um total de 20 episódios, cada um deles com aproximadamente 22 minutos de duração. O milionário Radley Crown (encarnação de Bruce Wayne, Batman) e seu cachorro biônico Dinamite, passam o tempo em sua base de operações, a cidade de Cidadópolis ("Big City", thanks Rodinei), até serem alertados pelo Falco-sinal. Eles imediatamente entram na Falco-Caverna, na cobertura do apartamento, e se transformam respectivamente em Falcão Azul e Bionicão (uma sátira bem escrachada às histórias de Batman e seu companheiro Robin).
Os dois travam lutas contra vilões perigosos e resolvem crimes que a polícia não conseguiu, mesmo com Dinamite mais atrapalhando do que ajudando. Dinamite posui os membros e o pescoço alongáveis e usa-os para fazer coisas que um cachorro normal não conseguiria. Além disso, possui uma arsenal de equipamentos eletrônicos que tenta usar no combate ao crime mas que, geralmente, não funcionam bem e sempre atrapalham o Falcão.
O desenho fez parte do show do Scooby-Doo, sendo que os traços do próprio Dinamite são baseados nele. Aliás, Scooby-Doo, um dos desenhoscom maior número de episódios de toda a história, foi usado como traço fundamental em vários outrosdesenhos de cachorros. Além de Scooby-Doo, também fez parceria com Godzilla e Fantasminha Legal.
Outro dado importante de Dinamite é que este foi o primeiro desenho da história a escalar um personagem afro-descendente como um oficial: o prefeito.
No Brasil, muito da graça do personagem ficou a cargo da dublagem do hilariante Orlando Drummond, que interpretou personagens famosos na televisão, dentre eles o Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo.
Dubladores (US e BR, respectivamente):
* Bionicão: Frank Welker e Orlando Drummond
* Falcão Azul/o milionário Radley Crown: Gary Owens e Nílton Valério
* Narrador: Ron Feinberg e Sílvio Navas. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial