quarta-feira, 27 de abril de 2011

1986 - Top Gun - Ases Indomáveis

Título Original: Top Gun
Gênero: Aventura
Origem/Ano: EUA/1986
Duração: 109 min
Direção: Tony Scott
Elenco:
Tom Cruise...
Kelly McGillis...
Val Kilmer...
Anthony Edwards...
Tom Skerritt...
Michael Ironside...
John Stockwell...
Barry Tubb...
Rick Rossovich...
Tim Robbins...
Clarence Gilyard Jr....
Whip Hubley...
James Tolkan...
Meg Ryan...
Adrian Pasdar...
transp.gif (45 bytes)"Maverick"
transp.gif (45 bytes)"Charlie"
transp.gif (45 bytes)"Iceman"
transp.gif (45 bytes)"Goose"
transp.gif (45 bytes)"Viper"
transp.gif (45 bytes)"Jester"
transp.gif (45 bytes)Cougar
transp.gif (45 bytes)Wolfman
transp.gif (45 bytes)Slider
transp.gif (45 bytes)Merlin
transp.gif (45 bytes)Sundown
transp.gif (45 bytes)Hollywood
transp.gif (45 bytes)Stinger
transp.gif (45 bytes)Carole Bradshaw
transp.gif (45 bytes)Chipper
Sinopse: Uma empolgante combinação de ação, música e uma incrível fotografia aérea ajudaram a fazer de Ases Indomáveis uma das maiores bilheterias do cinema de 1986.

Ases Indomáveis, dirigido por Tony Scott, mostra o perigo e a excitação que aguarda cada piloto no curso de treinamento mais prestigiados dentro da Marinha Americana.

A história é sobre o jovem piloto Maverick (Tom Cruise), que luta para superar problemas pessoais ocoridos no passado, como a morte de seu pai, e os inimigos soviéticos, com quem é obrigado a trabalhar em conjunto durante uma missão. Em meio a tudo isso, Maverick ainda arranja tempo para tentar conquistar o coração da arredia instrutora Charlie (Kelly McGillis, de A Testemunha).
Prêmios: Oscar de Melhor Canção Original com Take My Breath Away. Indicado aos prêmios: Efeitos Sonoros, Montagem, Som. Globo de Ouro 1987 - Vencedor do prêmio: Música Original. Indicado aos prêmios: Trilha Sonora
Distribuição em Vídeo e DVD: Paramount



segunda-feira, 25 de abril de 2011

1985


Back to the Future (br: De Volta para o Futuro / pt: Regresso ao Futuro) é um filme estadunidense de 1985, uma ficção científica, dirigido por Robert Zemeckis.
Teve duas seqüências, filmadas simultaneamente: Back to the Future II (1989) e Back to the Future III (1990).
Índice [esconder]
            1 Enredo
            2 Elenco principal
            3 Principais prêmios e indicações
            4 Curiosidades
            5 Ligações externas

Enredo
A história começa em 1985. Marty McFly (Michael J. Fox) é um jovem rebelde e desobediente de 17 anos que vive com os seus pais (George e Lorraine McFly) e irmãos em Hill Valley, uma pequena cidade da California. É estudante, mas só pensa no seu namoro com Jennifer Parker (Claudia Wells) (o que não agrada seus pais, principalmente sua mãe, por ser bastante conservadora) e na música que toca numa banda de garagem.
Nesse ano, estava acontecendo uma arrecadação para salvar a torre do relógio da cidade, que tinha sido atingida 30 anos antes, na noite de 12 de Novembro de 1955, por um raio, destruindo os seus mecanismos de funcionamento, estando apenas a parte externa para decoração. O prefeito de Hill Valley queria substituir o relógio, mas a população preferia mantê-lo apenas para decoração. Marty e Jennifer são interceptados, quando namoravam num banco de jardim, por uma mulher pedindo donativos e lhes dá um folheto a respeito.
Além disso, Marty é também assistente do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), um cientista bastante ambicioso em descobertas megalómanas. A primeira descoberta descrita na história é a de um sistema para sincronizar com igual hora todos os relógios do mundo. Para isso, Emmett coloca mais de 30 relógios de pêndulo em casa para que estes toquem todos à hora programada. Emmett ouve os toques quando Marty estava com ele ao telefone para combinarem uma nova experiência e, fica histérico de entusiasmo, algo que já era comum.
Emmett diz a Marty para encontrá-lo às 1h15 da madrugada desse dia (26 de Outubro de 1985) no estacionamento do Centro Comercial Dois Pinheiros, local escolhido para o novo experimento científico. Assim que chega ao local, Marty encontra Einstein, o cão de Emmett e, para seu espanto, um automóvel De Lorean saindo, envolto numa nuvem de fumaça, de um caminhão. Nesse De Lorean vinha Emmett que diz a Marty tratar-se da nova experiência que tinha preparado. Era uma máquina do tempo que funcionava através da energia cinética do movimento do carro. Era necessário acelerar o De Lorean até às 88 mph (140 km/h) que, consequentemente, fazia ativar o capacitor de fluxos, que usa plutónio para produzir uma energia elétrica de 1,21 GW para transportar o veículo para a data programada.
Para a viagem de teste, Emmett programa o De Lorean para avançar um minuto para o futuro. Escolhe como cobaia Einstein. O carro podia ser acelerado por fora com um telecomando e Emmett assim faz. Ao ver desaparecer o De Lorean ele fica radiante e grita histericamente que conseguíu. Quando o carro e o cão voltam após o passar o minuto programado, Emmett começa a programar datas históricas no painel para mostrar a Marty como eles poderiam fazer uma viagem pela história começando por assistir ao nascimento de Jesus Cristo, vendo a seguir a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, até assistirem à noite do dia 5 de Novembro de 1955, data em que Emmett teve um pequeno acidente no banheiro de sua casa e resulta uma pancada na cabeça, fazendo ele ter a visão do Capacitor de Fluxo, equipamento com o qual é possível o funcionamento da viagem no tempo.
O plutónio que Emmett usa como combustivel, tinha sido roubado por terroristas líbios que lhe tinham encomendado uma bomba nuclear. Já com intensão de usar o plutónio para a máquina do tempo, Emmett enganou os líbios, fazendo uma falsa bomba com peças obsoletas de fliperamas. Ao descobrirem que tinham sido enganados, eles começam a procurar Emmett e então encontram naquela noite no parque de estacionamento enquando ele explicava a Marty as funcionalidades da máquina do tempo. Inicia-se uma perseguição que culmina com o assassinato de Emmett e tentativa de assassinato de Marty.
Para fugir, Marty entra no De Lorean e utliza-o para tentar despistar os líbios. No entanto, ele esquece-se ele que o Capacitor de Fluxo estava ativado e, sem perceber, ele chegar aos 88 milhas por hora (140 km/h) e a maquina é transportada para a data programada de 5 de Novembro de 1955, a qual o Doutor Brown havia programado antes. Nessa época o estacionamento era uma plantação de pinheiros (origem do nome do Twin Pines Mall).
Assim que chega, Marty perde o controle do carro, observando a mudança de paisagem, e acaba batendo dentro do celeiro, fazendo um tremendo barulho e acordando os Peabodys, que o confudem com um extraterrestre graças a roupa de proteção nuclear e o formato do De Lorean, assustado tentam atirar em Marty que foge com o De Lorean acertando um dos pinheiros e acaba parando no que no futuro seria seu bairro a 2 km do centro de Hill Valley, onde esconde o De Lorean atrás de um outdoor.
Ao chegar a Hill Valley, encontra a cidade bastante diferente. Os carros são antigos, toda a gente o olha com estranheza por vir vestido de maneira tão diferente da época e, o relógio da torre ainda está a funcionar.
Na tarde do dia da experiência da máquina do tempo, Marty ouvira a mãe contar a história de como tinha conhecido o seu pai e, aí terem começado o namoro. O pai de Marty tinha sido acidentalmente atropelado pelo futuro sogro e aí Lorraine o acudira e, a partir daí começaram-se a aproximar e consequentemente a namorar. Marty vai procurar o lugar da sua casa, onde também crescera Lorraine e, chega precisamente no momento em que o seu avô materno ia a atropelar o seu pai e, impede que tal suceda, impedindo assim também que os seus pais se conhecessem.
Ao alterar este fato, Marty cria uma perturbação na continuidade espaço-tempo que, poderá casuar que ele se apague da existência, caso não corrija o erro, ou seja, terá que fazer com que os seus pais se conheçam e venham a namorar.
Marty é recolhido pela sua "mãe" e apresentado à família como sendo um novo amigo, tal como fora com o seu pai. Inventa uma desculpa para que lhe digam onde vive o Dr. Emmett Brown de 1955, a quem se dirige imediatamente antes de ele ter o acidente que lhe revelaria o segredo da máquina do tempo.
Ao aparecer-lhe e ao contar-lhe a história, Emmett pensando que está a ser gozado, expulsa Marty de sua casa, tendo Emmett tido o acidente logo de seguida. Marty conta exatamente como ocorreu o tal acidente, sem ter visto nada e Emmett fica espantado, resolvendo dar ouvidos a Marty. Os dois vão ao local onde o De Lorean estava escondido e Emmett decide logo estudá-lo. Marty, ao dizer-lhe que o capacitor de fluxos funciona apenas com plutónio, este lamenta-se e diz que Marty está preso no tempo, pois naquela época, apenas um raio consegue criar a energia necessária para activar o capacitor. Então, Marty que trouxera acidentalmente o folheto que lhe deram ainda em 1985 sobre o raio que destruíra o relógio da torre, mostra-o a Emmett que começa a arquitectar um plano para que o raio seja encaminhado para o capacitor de fluxos do De Lorean e assim levar Marty de novo para 1985. No entanto, uma fotografia que Marty tinha da família em 1985, começara a reduzir-se; o que significa que a realidade começava a ser alterada.
Marty terá apenas uma semana para repor a normalidade dos fatos que precederam o seu nascimento. Como sabia que o pai tinha estudado no mesmo colegio onde estudava, decide ir até lá e, oferecer-lhe algo na cantina para que se começassem a conhecer. Após alguma renitência de George, cria amizade com o "filho" em 1955.
Marty terá de enfrentar o rival de George, o outro pretendente de Lorraine, Biff Tannen (Thomas F. Wilson) que lhe dificultará bastante os planos. Marty implanta um pouco a sua rebeldia quando se relaciona com os seus "pais" de 1955 que, passam a relacionar-se de uma forma mais moderna.
Mas, tudo voltará ao normal, apenas quando George e Lorraine derem o primeiro beijo. Na noite de 12 de Novembro de 1955, George e Lorraine participam uma festa, aonde oficializarão o namoro. Marty, sendo músico atuará na festa, em substituição ao guitarista oficial da banda, enquanto Emmett prepara os cabos que conduzirão o raio desde a torre do relógio até ao capacitor de fluxos do De Lorean. No momento em que os Marty e Loraine vão dar o primeiro beijo no carro, Biff tenta impedir. Neste ponto é que a história dos Mcfly na cidade de Hill valey começa a mudar. Marty começa a desaparecer mesmo em plena actuação no palco. Enquanto isso, no estacionamento George enfrenta Biff pela primeira vez na vida, defendendo Loraine, e o nocauteia em frente a todos os estudantes que assistem atonitos a briga. Durante o baile, George é novamente incitado a defender Lorraine, expulsa o agressor e a beija, momento em que Marty volta a aparecer inteiro e, convencido que tudo volta à normalidade, ele inventa uma desculpa para poder sair, na verdade para entrar no De Lorean para regressar à sua época.
Emmett está a programar os circuitos temporais do De Lorean para a data indicada em "Last Time Departed", que era a data em que Marty deixou 1985. Assim, no futuro ninguém daria pela falta de Marty, nem ele se cruzaria com ele próprio. No entanto, Marty tem o cuidado de escrever uma carta a Emmett, avisando-o dos problemas com os líbios e, adverte-o de não abrir antes de 26 de Outubro de 1985. No entanto, Emmett diz que não poderá ler a carta, pois saber o futuro antes dele acontecer pode causar enormes desgraças e, por isso, rasga a carta em pedaços mesmo à frente de Marty.
Então, Marty decide reprogramar os circuitos para uns minutos antes de "Last Time Departed", para assim tentar avisar e salvar Emmett.
Quando a tempestade começa, Emmett está a concluir a ligação mas, não consegue, dados os cabos serem demasiado pesados. Porém isso não é problema, pois o raio é fortíssimo e mesmo assim desce por estes, atingindo uma vara de metal colocada por cima do De Lorean, ligada ao capacitor de fluxos e assim, Marty consegue regressar de novo a 1985, chegando ao momento antes da chegada dos líbios ao parque.
O nome do centro comercial fora alterado para "Centro Comercial Um Pinheiro Solitário", devido ao estrago causado por Marty numa das árvores ao ter ido parar acidentalmente à época das plantações.
Chocado, Marty vê os líbios dispararem sobre Emmett e, a presseguição que antecedeu a sua ida para 1955. Então, Marty chega ao pé de Emmett e chora, pensando que ele estivesse morto mas, nesse momento levanta-se, pois lera a carta que Marty lhe deixara em 1955 e, protegera-se com um colete à prova de bala, fingindo-se de morto para enganar os líbios. Marty fica contente mas ao mesmo tempo bastante estranhado, pois não chegou a ter oportunidade para lhe contar. Emmett dá a carta a Marty, pois colou os pedaços da carta e leu, dada que a previsão do futuro iria ter consequências positivas.
Emmett agradece a Marty por tê-lo salvo e, diz que irá continuar com o projeto das viagens no tempo, decidindo então conhecer o futuro. Após deixar Marty em casa, parte para 2015.
Ao chegar a casa, Marty vê os seus pais diferentes, não tão distantes como eram antes da viagem de Marty para 1955 e, a relacionarem-se muito melhor do que antes. Vê também que Biff se tornara mecânico e lavador de automóveis da família McFly.
As perturbações à continuidade espaço-tempo causadas por Marty em 1955, acabaram por ser positivas para a família McFly e para Emmett.

Elenco principal
   Claudia Wells - Jennifer Parker
   Mark McClure - Dave McFly
   Wendie Jo Sperber - Linda McFly
   George DiCenzo - Sam Baines
   Lee McCain - Stella Baines
   James Tolkan - Sr. Strickland
   Billy Zane - Match

Principais prêmios e indicações
Oscar 1986 (EUA)
   Venceu na categoria de melhores efeitos sonoros.
   Indicado nas categorias de melhor canção original, melhor som e melhor roteiro original.
BAFTA 1986 (Reino Unido)
   Indicado nas categorias de melhor edição, melhor filme, melhor roteiro original e melhor direção de arte.
Globo de Ouro 1986 (EUA)
   Recebeu quatro indicações nas categorias de melhor filme - comédia/musical, melhor ator - comédia/musical (Michael J. Fox), melhor roteiro e melhor canção (The Power of Love).
   Venceu nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro - filme estrangeiro.
Academia Japonesa de Cinema 1987 (Japão)
   Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
Prêmio Saturno 1986 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA)
   Venceu na categoria de melhor ator (Michael J. Fox), melhor filme de ficção científica e melhores efeitos especiais.
   Indicado nas categorias de melhor figurino, melhor diretor, melhor canção, melhor ator coadjuvante (Crispin Glover e Christopher Lloyd), melhor atriz coadjuvante (Lea Thompson).

Curiosidades

De Lorean DMC-12, o carro usado no filme.

   O ator inicialmente contratado para interpretar "Marty McFly" foi Eric Stoltz, que chegou a gravar algumas cenas como o personagem. Entretanto os produtores consideraram que Stoltz não convenceria como um adolescente nas telas por ser mais velho e Stoltz foi substituído por Michael J. Fox.
   Fox sempre foi a primeira opção para o papel de Marty. No entanto seus compromissos com a série Family Ties o impediram de ser contratado inicialmente. Quando Eric Stoltz não foi aprovado, os produtores mais uma vez insistiram em tê-lo para o papel principal do filme e conseguiram um acordo com Fox e a NBC, que exibia a série. Na época o ator chegou a cumprir dupla jornada, durante o dia gravando Family Ties e à noite Back to the Future.
   O ator Crispin Glover (George McFly) foi cortado das continuações porque, após o sucesso do primeiro filme, queria receber um cachê que segundo a produção era maior que o de Michael J. Fox. Assim o roteiro foi mudado e o personagem não aparece (pois foi morto numa realidade alternativa do tempo)
   O ator Crispin Glover (George McFly), pai de Marty no filme, é mais novo que o ator que interpreta seu filho Marty McFly (Michael J. Fox)
   Back to the Future arrecadou 350 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo.
   O modelo esportivo De Lorean DMC-12 foi usado na trilogia de Back to the Future.
   A atriz Claudia Wells, que no primeiro filme interpretou a namorada de McFly, Jeniffer, foi substituída, nas duas sequências, pela atriz Elizabeth Shue, porque ela não conseguiu uma boa performance para atuar com "ela mesma mais velha" na segunda parte do filme.
   Todos os membros da família Tannen que aparecem nos filmes são intrepretados pelo mesmo actor, Thomas F. Wilson.
   O estacionamento onde Marty encontra o Dr. Brown no começo do filme, se chama "Twin Pines Mall" ("Shopping Pinheiros Gêmeos"). Dr. Brown conta que o velho fazendeiro sr. Peabody era o dono daquele terreno e que ele costumava plantar pinheiros. Quando Marty volta no tempo, ele passa por cima de um pinheiro com o DeLorean. Quando ele volta ao estacionamento no final do filme, a placa do estacionamento mudou para "Lone Pine Mall" ("Shopping Pinheiro Solitário"). Quer dizer que foram plantados 2 pinheiros juntos. Mas Marty matou um dos pinheiros. Isso quer dizer que Marty alterou a história - ao matar um dos pinheiros, acabou alterando o nome do shopping! E que significa que o presente que Marty vive é em um tempo alternativo.
   Nos três filmes, aparece a cena em que Marty está deitado na cama e diz ter tido um sonho de que viajou no tempo.
Segundo o site de videos You Tube há um vídeo que seria a chamada "Quarta parte da trilogia" com Michael J. Fox aparecendo como Marty McFly aos 44 anos e entrava no De Lorean DMC-12 para viajar no tempo. Neste vídeo anuncia a chegada no verão de 2008 a suposta quarta parte da série.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

1984

1984

Os caça-fantasmas

(Ghost Busters)

 

EUA 170min – Metrocolor

Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Rick Moranis, Annie Potts, William Atherton entre outros.

 

         Efeitos especiais caros e comédia são mesclados com inteligência nesta aventura fantástica escrita por duas estrelas do filme, Harold Ramis e Dan Aykroyd. Junto com Bill Murray, eles fazem um trio de “experts” paranormais – na verdade, ex-professores de ciências preguiçosos e irônicos, expulsos do campus devido às suas esquisitices – que começam um negócio de caça-fantasmas em um quartel de bombeiros abandonado em Nova York. O momento é oportuno, pois a cidade subitamente explode em atividade paranormal, com aparições fantasmagóricas fazendo baderna, aterrorizando visitantes da biblioteca, tumultuando um hotel chique e até passando a habitar a geladeira de uma Sigourney Weaver muito cética.

         Embora Harold Ramis (o nerd sério e científico do grupo) e Aykroyd (o tapado desastrado), assim como os co-astros Weaver e Rick Moranis (como o “Key Master”) tenham todos um excelente timing cômico, é o Dr. Peter Venkman de Murray, com seu charme vulgar e autoconfiança, que rouba todas as cenas em Os caça-fantasmas. E este é de fato um grande feito quando se contracena com efeitos especiais que incluem um gigantesco homem de marshmallow em disparada que tenciona destruir Manhattan a uma pilha de escombros adocicados e que roubariam o filme das mãos de atores cômicos menos habilidosos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

1983

1983

Guerra nas Estrelas: Episódio VI – O retorno de JEDI

 

EUA – (Lucas Film) 134min Cor

Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Willians, Anthony Daniels entre outros.

 

          A terceira parte da triologia original de Guerra nas Estrelas, de George Lucas (também conhecida como Episódio VI), tem início algum tempo depois da conclusão dramática e em aberto de O império contra-ataca (1980). Luke Skywalker, um jovem e aplicado aprendiz Jedi na primeira parte, é agora um guerreiro introvertido (daí as roupas pretas). Tendo se aprimorado no uso da Força, ele retorna ao seu planeta natal Tatooline para ajudar seus amigos – Princesa Leia, Lando Calrissian e o wookie Chewbacca – a resgatar Han Solo (Harrison Ford), congelado em carbonita, das garras de Jabba the Hutt.

          O fio principal da trama é semelhante ao de Guerra nas Estrelas (1977). O império nefasto está construindo outra Estrela da Morte que nossos heróis devem destruir. O produtor executivo Luca (co-autor do roteiro com Lawrence Kasdan) e o diretor Richard Marquand introduzem uma nova raça de criaturas semelhantes a ursinhos de pelúcia, os Ewoks, para entreter o público mais jovem. As estrelas do filme, entretanto, nunca são eclipsadas por bonecos fofinhos nem pelos efeitos especiais, transmitindo com talento a visão de Lucas sobre a conclusão da batalha intergalática entre o bem e o mal.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

1982 - Michael Jackson

A música que marcou!

 

Thriller

Michael Jackson

Composição : Rod Temperton
It's close to midnight
Something evil's lurkin' in the dark
Under the moonlight
You see a sight that almost stops your heart
You try to scream
But terror takes the sound before you make it
You start to freeze
As horror looks you right between the eyes
You're paralyzed
'Cause this is thriller
Thriller night
And no one's gonna save you
From the beast about to strike
You know it's thriller
Thriller night
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight, yeah
You hear the door slam
And realize there's nowhere left to run
You feel the cold hand
And wonder if you'll ever see the sun
You close your eyes
And hope that this is just imagination
Girl, but all the while
You hear a creature creepin' up behind
You're outta time
'Cause this is thriller
Thriller night
There ain't no second chance
Against the thing with the forty eyes, girl
(Thriller)
(Thriller night)
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight
Night creatures call
And the dead start to walk in their masquerade
There's no escaping the jaws of the alien this time
(They're open wide)
This is the end of your life
They're out to get you
There's demons closing in on every side
They will possess you
Unless you change that number on your dial
Now is the time
For you and I to cuddle close together, yeah
All through the night
I'll save you from the terror on the screen
I'll make you see
That this is thriller
Thriller night
'Cause I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, diller, chiller)
(Thriller here tonight)
'Cause this is thriller
Thriller night
Girl, I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
[Vincent Price]
Darkness falls across the land
The midnight hour is close at hand
Creatures crawl in search of blood
To terrorize y'all's neighborhood
And whosoever shall be found
Without the soul for getting down
Must stand and face the hounds of hell
And rot inside a corpse's shell
I'm gonna thrill you tonight
(Thriller, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
(Thriller night, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
Ooh, babe, I'm gonna thrill you tonight
Thriller night, babe
[Vincent Price]
The foulest stench is in the air
The funk of forty thousand years
And grizzly ghouls from every tomb
Are closing in to seal your doom
And though you fight to stay alive
Your body starts to shiver
For no mere mortal can resist
The evil of the thriller

terça-feira, 12 de abril de 2011

1981 - Fatos que marcaram

Retrospectiva:

- Ronald Reagan 40º presidente dos EUA
- 1º turnê do grupo Queen na América do Sul, fizeram 2 shows no Estádio do Morumbi, John Deacon em um dos shows usou a camisa do SPFC.
- Morte de Bob Marley aos 36 anos de câncer
- Atentado ao Papa João Paulo II
- Casamento da Lady Di.
- TVS vai ao ar (atualmente SBT)

Acompanhe o vídeo!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

1980 - Michael Jackson

Michael foi um super ícone da música POP. Fez parte da minha infância e ainda vive no coração de cada fã que ele conquistou desde 1978 quando começou a cantar com os irmãos (Jackson's Five).

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um famoso cantor, compositor, dançarino, multiinstrumentista e produtor norte-americano.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos.
Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia.
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular[4] e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk". Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock.
Jackson também foi um notável filantropo e humanitário, doando milhões de dólares durante toda sua carreira a causas beneficentes por meio da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades, através de sua própria fundação. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso infantil, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.
Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo "O maior artista de todos os tempos" e um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - quinze Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente, sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão, sendo o artista mais vendido de todos os tempos. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular por mais de quatro décadas. Nos últimos anos, foi citado como "a pessoa mais famosa do mundo".

Durante sua infância Michael e seus irmãos sofreram constante abuso de seu pai, que batia frequentemente nas crianças, e as aterrorizava psicologicamente. Os ensaios eram supervisionados pelo pai com um cinto na mão. Certa vez Michael e seus irmãos foram dormir no quarto de um hotel e deixaram a janela aberta. Joseph escalou a janela com uma máscara no rosto e deu um susto nos irmãos, somente para ensiná-los a não deixar a janela aberta quando fossem dormir. Anos depois, Jackson sofreu pesadelos sobre ser sequestrado do seu quarto e chorava com isso. Durante sua entrevista a apresentadora Oprah Winfrey, em 1993, Michael disse que durante sua infância chorou várias vezes por solidão e que muitas vezes vomitava só de ver seu pai. No documentário de 2003, Living with Michael Jackson, do jornalista britânico Martin Bashir, o cantor chorou ao relembrar de sua infância.
Em 1975, os Jackson 5 saíram da Motown e assinaram contrato com a Epic em busca de mais liberdade para produzir suas canções. Como resultado do processo judicial, tiveram que mudar o nome para The Jacksons. Michael foi o principal compositor do grupo, escrevendo sucessos como "Shake Your Body (Down to the Ground)", "This Place Hotel", "Can You Feel It?". Durante a sua adolescência sofreu de depressão por não aceitar estar crescendo, enquanto sua pele passava por um período de alto grau de acne.
Em 1978, Michael co-estrelou The Wiz no papel do Espantalho com sua companheira de gravadora, Diana Ross, como Dorothy. As canções do filme foram arranjadas e produzidas por Quincy Jones, que simpatizava com Michael. Após assinar o contrato com a Epic, em 1978, Michael trabalhou com Quincy em muitos álbuns.



Michael começou a gravar Off the Wall durante a primavera norte-americana de 1978. Com a produção de Quincy Jones, Jackson selecionou dez canções as quais formaram seu primeiro álbum solo em idade adulta. Off The Wall causou furor entre o público e a mídia especializada. A mistura de black music e disco do álbum tornou-se referência nos anos que se seguiram. Michael ganhou seu primeiro Grammy com o compacto de "Don't Stop 'Til You Get Enough", uma canção escrita e produzida por ele. Foram dois anos de constante exposição no rádio e na televisão. Foi a primeira vez que um artista colocou quatro canções de um mesmo álbum entre as dez mais tocadas tanto no Reino Unido quando nos Estados Unidos. Em 1980, Off The Wall já era o álbum de black music mais vendido da história. Os números chegam, atualmente, a 20 milhões de cópias.
Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os The Jacksons haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe. Em 1979 durante um ensaio, Jackson caiu e quebrou o nariz, sendo obrigado a operar o nariz. Sua primeira rinoplastia não foi um completo sucesso, e Jackson reclamou de dificuldades respiratórias que afetavam sua carreira. Ele foi submetido ao Dr. Steven Hoefflin, que realizou a segunda rinoplastia de Jackson e outras subsequentes operações. Depois de lançar mais um disco com os The Jacksons em setembro de 1980 e cumprir uma apertada agenda de divulgação - que incluía especiais no rádio e uma sequência de 39 espetáculos pelos Estados Unidos -, Michael tinha pouco tempo para gravar o álbum que sucederia Off The Wall.

------------------------------------------------------------------------------------------
Créditos à algumas informações acima à Wikipédia.
Mais dados sobre um dos melhores álbuns de Michael somente quando entrar o ano de 1982 aqui no blog! Todos os álbuns dele foram bons, mas Thriller bateu Off the Wall.

Michael você deixou saudades! Sua estrela brilhou tudo o que tinha que brilhar nesse plano, agora vai brilhar no céu e encantar os anjos!!!